Deu na Veja Online:
Relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelam que os apagões dos últimos dois anos no país foram provocados por falta de investimentos em estrutura, falha humana e ausência de equipamentos de proteção e de comunicação. Os documentos, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, indicam falhas “graves” e “primárias” no planejamento das intervenções após a ocorrência do problema e na análise dos riscos.
São relatórios, atas de reunião, ofícios, auditorias e fiscalizações produzidos em 2011 e no início de 2012. Mesmo com todos esses documentos, que somam mais de 3.000 páginas, as interrupções no fornecimento de energia elétrica continuam a ocorrer com frequência. No fim de semana, um apagão atingiu parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Integrantes do governo minimizam as falhas no sistema.
Em julho de 2011, um problema nos equipamentos da Comissão de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) provocou um apagão que chegou a interromper a operação do metrô de São Paulo. Um técnico da empresa seguiu todos os passos previstos no manual de operações do equipamento de proteção. Mas em ordem inversa, começando de trás para frente. Em outras palavras, houve “operação indevida do sistema de proteção”, na visão da Aneel.
Fonte: Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário